O convênio celebrado entre o CBMMG e a prefeitura de Carandaí, possibilitou que brigadistas municipais fossem formados pelo CBMMG, podendo o município contar com profissionais capacitados para atuarem em ações preventivas e operacionais. Entre as principais atribuições estão a prevenção e combate a incêndios e pânico, busca e salvamento, além de prestação de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.
Esses brigadistas municipais, selecionados e contratados pela prefeitura, desempenharão suas funções sob a supervisão e coordenação direta do Corpo de Bombeiros, assegurando, assim, um serviço eficiente, qualificado e ágil em ocorrências que demandam resposta imediata.
Todas as atividades desenvolvidas pelas equipes civis são rigorosamente monitoradas e coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, o que garante a excelência na prestação de serviços em comunidades menores que não possuem estrutura enquadrada na legislação vigente sobre o tema.
Essa iniciativa está fundamentada no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e integra a carteira de Projetos Estruturadores do Estado. Além disso, a criação das brigadas municipais atende ao Plano de Comando do CBMMG, alinhado com as diretrizes estratégicas do governo estadual.
A integração entre o Governo e o Corpo de Bombeiros Militar viabiliza a ampliação dos serviços de segurança pública em pequenos municípios, promovendo proteção efetiva e garantindo maior tranquilidade para a população.