A Polícia Militar anunciou os números da Operação Cavalo de Aço, realizada em Conselheiro Lafaiete entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2024. A operação teve como objetivo intensificar a segurança no município, combatendo crimes cometidos com o uso de motocicletas e práticas como perturbação do sossego e direção perigosa. Além de abordagens e fiscalizações rigorosas, com uso de tecnologias como sonômetros, para identificar motocicletas com ruídos excessivos, e drones, para monitorar e localizar infratores que tentasse evadir-se das blitzes.
No período, foram removidas 88 motocicletas e recuperados 3 veículos furtados. Além disso, 165 autos de infração de trânsito foram lavrados. A ação também culminou na prisão de 13 pessoas e na apreensão de diversos materiais ilícitos, incluindo:
1 revólver; 6 munições; 10 celulares; 4 computadores e notebooks.
Durante a operação, foram apreendidas drogas como 9 papelotes de cocaína, 9 buchas de maconha e 7 pedras de crack, reforçando o combate ao tráfico de entorpecentes na região.
A operação contou com o apoio de várias equipes do 31º Batalhão e da 61ª Sexagésima Primeira Companhia da Polícia Militar.