A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA) realizou, na última sexta-feira (10/01), uma assembleia em sua sede, em Conselheiro Lafaiete, para a eleição da nova diretoria que estará à frente da entidade em 2025.
O prefeito de Queluzito, Danilo Rodrigues de Albuquerque, foi eleito presidente, tendo como vice o prefeito de Itabirito, Élio da Mata, e como segundo vice o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas. O Conselho Fiscal Efetivo será representado por Anderson Cabido e Sávio Fontes.
Durante o encontro, o ex-presidente da AMALPA e prefeito de Casa Grande, Luiz Otávio Gonçalves, agradeceu pelo período em que esteve à frente da associação e desejou sucesso aos novos gestores.
O secretário executivo da AMALPA, Moisés Matias, destacou a importância da associação, que completou 48 anos de atuação, como uma base essencial para discussões políticas e a promoção do associativismo. “A AMALPA foi a grande célula mater de todos os acontecimentos regionais a nível de associação e consórcio. As cidades da região precisam estar unidas, como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Queluzito, entre outras”, afirmou.
O presidente eleito, Danilo Rodrigues, ressaltou o compromisso de fortalecer a entidade e buscar soluções conjuntas para os municípios da região. “Precisamos pontuar as pautas regionais, e uma delas são as condições das estradas que cortam nossos municípios”, destacou.
Já o conselheiro Anderson Cabido levantou uma preocupação sobre a segurança pública, alertando para o risco de proximidade do crime organizado com os municípios do Alto Paraopeba. “Que estejamos preparados. Contem com Congonhas”, frisou.
Sobre a AMALPA
Fundada em junho de 1976, a AMALPA congrega atualmente 24 municípios da microrregião do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, com o objetivo de fortalecer a política regional por meio da união entre os gestores e a busca por soluções integradas para os desafios locais.