Na tarde de sábado, 22, por volta das 16h54, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar a busca e salvamento de uma vítima de afogamento em uma lagoa na zona rural de Alfredo Vasconcelos, próxima ao Pátio Itajuru.
Uma testemunha informou que ele e seu amigo, um adolescente de 16 anos, estavam brincando na lagoa para se refrescar quando o jovem escorregou na margem, entrou em pânico, submergiu e não retornou à superfície.
A guarnição de salvamento deslocou-se rapidamente para o local a fim de realizar os primeiros procedimentos de resgate, utilizando técnicas de salvamento aquático. A equipe realizou vários mergulhos livres no ponto indicado pela testemunha, onde a profundidade aproximada era de cinco metros. Logo em seguida, outra equipe chegou com equipamentos de mergulho autônomo para auxiliar na busca pelo jovem.
Após alguns minutos de busca submersa, utilizando a técnica semicircular e equipamentos de mergulho autônomo, os bombeiros localizaram a vítima. Neste momento, a Unidade de Suporte Avançado (USA/SAMU) já se encontrava no local, e a médica responsável constatou o óbito.
A Perícia da Polícia Civil foi acionada e realizou os procedimentos de praxe. O corpo do jovem foi entregue ao agente da Funerária Zelo, presente no local.
Dicas importantes para evitar afogamentos:
Não entre em locais desconhecidos;
Evite deixar crianças sozinhas perto da água;
Nunca superestime sua capacidade de nadar ou a de terceiros;
Evite brincadeiras de mau gosto na água;
Não ingira bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes antes de entrar na água.
Equipes que atenderam a ocorrência:
Tenente Maria, Sargento Melo e Soldado R. Oliveira;
Sargento Celso e Soldado Pires.
Em caso de afogamento, ligue 193!