Congonhas intensifica vacinação contra a febre amarela após óbito pela doença em Minas

 

Vacimóvel estará na Feira do Produtor Rural na sexta e sábado próximos

Diante da confirmação de um óbito por Febre Amarela no estado de Minas Gerais, as ações de vacinação precisam ser intensificadas. O Município de Congonhas irá promover uma ação de vacinação contra a Febre Amarela nestas sexta-feira e sábado (14 e 15/02) na Feira do Produtor Rural. Somente as pessoas sem o registro de nenhuma dose precisam ser vacinadas. Adultos com o registro de uma dose são considerados imunizados e não precisam ser vacinados novamente. É indispensável a apresentação do cartão de vacinas para quem o possui.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura informa que a vacinação acontecerá no Vacimóvel (van adaptada para vacinação) na sexta-feira de 14h às 18h e no sábado de 8h às 12h.

O público alvo é: pessoas de 9 meses a 59 anos de idade sem comprovação vacinal.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que procriam nas matas e nas margens dos rios e outros cursos d’água. Apesar de o ser humano e o macaco poderem ser infectados, a doença não é transmitida por nenhum dos dois. Portanto, o macaco nem outro animal representa risco à população e não deve ser morto por causa da doença.

 O VACIMÓVEL

O vacimóvel é um veículo adaptado para que seja um centro de vacinação itinerante. Ele é equipado com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que a equipe de vacinação realize seu trabalho com eficiência e segurança. Este veículo (adquirido pelo Município por meio das deliberações CIB-SUS/MG nº 4279, CIB-SUS/MG nº 4.302 e a Resolução SES/MG nº 8.888/2023) é uma importante ferramenta para o fortalecimento das ações de vacinação no território municipal.

 

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas


Postagem Anterior Próxima Postagem