Congonhenses e novos moradores se imunizaram contra a febre amarela e outras doenças no Vacimóvel


A Prefeitura de Congonhas ofereceu oportunidade para quem ainda não havia se vacinado contra a febre amarela na sexta e no sábado (14 e 15/02). 

O Vacimóvel (van adaptada para vacinação) esteve estacionado na entrada da Feira do Produtor Rural, em frente ao Terminal Rodoviário, para atender pessoas de 9 meses a 59 anos de idade sem comprovação vacinal contra a febre amarela. 

Adultos com o registro de uma dose são considerados imunizados. A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o combate à doença neste início de ano, em decorrência do registro de um óbito no estado de Minas Gerais. 

Quem procurou por outras vacinas também foi atendido, caso necessitassem.

O senhor João Guilherme Pereira, do Jardim Vila Andreza, foi um dos que compareceram ao Vacimóvel. “Fiquei sabendo da presença do Vacimóvel na Feira pelo rádio e vim até aqui para completar meu cartão de vacinação com mais uma vacina. 

Eu não ia perder esta oportunidade [risos]”.
Já Elizângela Modesto, do Lamartine, aproveitou para averiguar se já havia tomado todas as doses previstas pelo calendário vacinal. 

“Vim conferir se meu cartão estava em dia. Eu já havia tomado a vacina da febre amarela, como as demais indicadas para a minha idade. 

Em primeiro lugar, vem a saúde! Não podemos nos descuidar”, alertou.
A enfermeira Glauce Osório, da Central de Vacinas da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas, salienta que o Município já conta com uma cobertura alta de imunizados com a vacina contra febre amarela. 

“As pessoas que foram vacinadas contra esta doença, nestes dois dias, são provenientes de outros municípios, até mesmo de outros estados. 

E não podemos perder o momento de vacinação. 

No Vacimóvel, estava disponível a maior parte das vacinas que fazem parte do calendário vacinal. 

Dessa forma, houve também a oportunidade de as pessoas que estavam com doses atrasadas colocarem o esquema vacinal em dia”.

Quem não pôde comparecer ao Vacimóvel na sexta e no sábado, deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, para se imunizar, inclusive contra a febre amarela.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que procriam nas matas e nas margens dos rios e outros cursos d’água. 

Apesar de o ser humano e o macaco poderem ser infectados, a doença não é transmitida por nenhum dos dois. Portanto, o macaco nem outro animal representa risco à população e não deve ser morto por causa da doença.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas
Postagem Anterior Próxima Postagem