“A força de nossas instituições é que torna a sociedade resiliente para enfrentar todas as ameaças. Quando uma instituição como o Crea-MG se instala de forma definitiva em nossa cidade, isto nos enche de otimismo e gratidão” – Prefeito Anderson Cabido.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) inaugurou seu Escritório de Representação em Congonhas à av. Júlia Kubitscheck, nº156, Sala 202, 2° andar, no Centro. A solenidade ocorreu na tarde da terça-feira (25/02) com a presença de representantes da instituição, autoridades locais, regionais e convidados. A autarquia pública federal fiscaliza o exercício profissional e garante que as atividades das áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia sejam desempenhadas por profissionais habilitados. Conforme previsto pela Lei Federal 5.194/1966, sua atuação protege a sociedade da prática ilegal dessas atividades, assegurando a qualidade e a segurança dos serviços prestados. A instalação do escritório é fruto da parceria firmada entre o Crea-MG e a Prefeitura de Congonhas em janeiro deste ano, o que reafirma o compromisso de ambos com o desenvolvimento da cidade.
Presente à solenidade de inauguração do Escritório do Crea-MG, o prefeito Anderson Cabido reconheceu que a instituição, criada há 90 anos, deixa uma marca a cada dia em nosso País. “O Crea-MG tem um papel fundamental na construção de uma sociedade soberana, democrática e que aprimore seu fazer cotidiano. Quantas horas por dia são cumpridas pelas diversas modalidades da engenharia em nossa cidade, seja em trabalho desenvolvido pela Prefeitura ou pela iniciativa privada? O conselho tem uma função fundamental de fiscalização, então tê-lo aqui nos ajudando a zelar pelo bom cumprimento profissional dos engenheiros é fundamental”, considera.
Em tom de solicitação à Diretoria do Crea-MG, Anderson disse desejar que o status de escritório em Congonhas seja transitório, para que, em breve, a cidade ganhe uma Inspetoria do Crea-MG. “Reunimos todas as condições necessárias para isso. Formamos muitos engenheiros de diversas modalidades todos os anos por meio da UFJS, IFMG e universidades de ensino à distância. Também formamos profissionais da área de tecnologia. A sociedade do futuro vai se constituindo pelo incremento de novos conhecimentos ligados à tecnologias, biotecnologia, biocombustível, robótica, entre outros. Tudo isso está presente em nossa cidade, e só se realiza porque temos engenheiros por trás das atividades”, comentou o prefeito, acompanhado do vice Zelinho, os secretários municipais Thales Gonçalves Costa (Obras) e Paulo Policarpo (Gestão Urbana), além do ex-deputado estadual Glaycon Franco.
O otimismo de Anderson Cabido encontrou eco nas palavras do presidente do Crea-MG, o engenheiro civil e de Segurança do Trabalho, Marcos Venícius Gervásio: “Números de Congonhas justificam sim a instalação de uma Inspetoria aqui. São 508 profissionais da área de engenharia atuando em Congonhas atualmente. O maior percentual deles (33.4%) está ligado à mecânica e metalurgia, enquanto 29% se dedicam à construção civil. Além do mais, Congonhas coloca no mercado uma grande quantidade de novos profissionais formados aqui mesmo. Vamos ativar o Crea Júnior [programa desenvolvido pelo Sistema Confea/Crea-MG e Mútua que funciona como uma ponte entre universidades, empresas e o Sistema] para apoiarmos os futuros engenheiros”, finalizou o dirigente, acompanhado da inspetora-adjunta do Escritório do Crea-MG em Congonhas, engenheira civil Clediane Cristina Ribeiro Ferreira.
O espaço onde passa a funcionar o Escritório do Crea-MG em Congonhas passou por uma série de melhorias para oferecer mais conforto e eficiência no atendimento. Foram realizadas reformas na parte elétrica, troca da iluminação, climatização dos ambientes e pintura geral. Além disso, o escritório conta agora com adequações de acessibilidade e uma reestruturação do layout, incluindo um espaço de coworking equipado com estações de trabalho e internet gratuita, disponível para uso dos profissionais.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas
Colaborou o Crea-MG