A Prefeitura de Congonhas divulgou a programação do Carnaval Pra Todos 2025, que acontecerá entre 28 de fevereiro e 4 de março (sexta-feira a terça-feira). A cidade busca manter a tradição a cada ano e, ao mesmo tempo, inserir inovações à folia. Tendência apontada pelas cidades históricas e a capital mineira, boa parte da programação será diurna, começando às 11h e se estendendo até à 1h do dia seguinte, o que propicia a toda a família aproveitar mais a festa momesca. Serão 32 shows, entre atrações locais e de fora; 29 blocos vão desfilar pela cidade e duas escolas de samba, pela avenida Marechal Floriano Peixoto.
O megaevento popular, que atrai as atenções de toda a região, é realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, com gestão do Instituto Sociocultural Meraki e apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A abertura acontecerá às 18h da sexta-feira, com o desfile do Bloco Império da APAE.
Shows
Outra novidade é a instalação de quatro palcos no Centro da cidade. O primeiro show começa às 11h e o último, às 23h, garantindo 14 horas de apresentações musicais.
O Quarteirão do Samba, localizado na praça JK, atrai adeptos do samba raiz, marchinhas, entre outros ritmos.
A primeira atração deste palco é o Baile do Maguá, na sexta-feira, às 20h. Estão confirmados para as matinês o Bloco Fera Neném BH no sábado, às 17h; Músico Pai no domingo, às 16h; Quintal da Guegué na segunda-feira, às 16h; e Pé de Sonho na terça-feira, às 16h.
Na avenida Marechal, serão instalados três palcos para os foliões adeptos do axé music, samba, pagode e baile black, entre outros ritmos.
Em frente ao Beira Rio, fica o Palco Tatinino; do lado da Câmara Municipal, o Palco Marechal, que recebe o primeiro show do Carnaval Pra Todos, na sexta-feira, às 22h, com Chama o Síndico; e, em frente à Loja Zema, o Palco Manda Brasa. O bloco que deu nome a este último está completando 60 anos de fundação e será homenageado pela organização do Carnaval Pra Todos.
Escolas de Samba
As escolas de samba desfilam na avenida Marechal no sábado. Às 20h30, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Jacuba desenvolve o enredo “Apoteose de Dom Silvério”.
Às 21h33, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos Casa Imperial da Rosa apresenta o “Oco do barroco”.
Por Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Congonhas."