As escolas de samba de Congonhas, Casa Imperial da Rosa e Acadêmicos da Jacuba, participaram do lançamento oficial do Carnaval das Cidades Históricas, nesta terça-feira, 25, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, com o objetivo de divulgar o carnaval nas cidades históricas mineiras para toda a mídia estadual.
O secretário executivo da ACHMG, Petrônio de Souza, ressaltou a força do carnaval das cidades históricas, origem da tradição festiva em nosso estado: “É importante destacar que o carnaval de Minas Gerais nasceu e se fortaleceu nas nossas cidades históricas, com os blocos tradicionais de Diamantina e Ouro Preto, o carnaval de rua de São João Del Rei e as escolas de samba de Congonhas. Essa força está ainda mais viva e é ela que faz o carnaval mineiro ser destaque”.
A participação de Congonhas na programação oficial do estado é uma forma de resgate da tradição carnavalesca em Congonhas e uma oportunidade de fomento ao turismo na cidade. “Com muito orgulho nós viemos representar Congonhas no Carnaval das Cidades Históricas aqui em Belo Horizonte! Nossas escolas brilharam! E vamos brilhar ainda mais no Carnaval Pra Todos, o nosso carnaval de Congonhas”, celebrou a secretária de turismo, Ana Alcântara.
O evento reuniu, além das escolas de Congonhas, representantes de outras quatro escolas de samba da cidade de São João Del Rei e do bloco Zé Bastião, de Ouro Preto. Ao final da cerimônia, os foliões saíram em cortejo pelos jardins do Palácio, animando os transeuntes e aumentando as expectativas para o próximo final de semana.