Em seu terceiro ano de atuação, o Projeto Ídolo Social, idealizado pelo Instituto Anderson Varejão e patrocinado pela Vale, segue como uma referência no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em Congonhas. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa utiliza o basquetebol como ferramenta educacional e social, promovendo inclusão, integração e crescimento sustentável.
O projeto atende meninos e meninas de 7 a 14 anos, proporcionando aulas gratuitas dentro do ambiente escolar, o que fortalece seu papel socioeducativo. Mais do que ensinar esportes, o Ídolo Social busca contribuir para a formação integral dos participantes, estimulando suas capacidades físicas e psicológicas.
As atividades ocorrem nas Escolas Municipais Rosália Andrade da Glória e Michael Pereira de Souza, com turmas organizadas por idade e gênero. Além dos treinamentos, os alunos participam de festivais, torneios e viagens para intercâmbio com outros núcleos do projeto em Minas Gerais, ações que contam com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Esporte.
Como participar
Crianças interessadas podem se inscrever diretamente nas escolas participantes ou pelo WhatsApp (31) 99491-3293. Confira os horários das aulas:
Escola Municipal Rosália Andrade da Glória (Rua Joaquim da Rosinha, 171, bairro Alvorada)
Masculino (7-8 anos) – Segunda e quarta-feira | 17h às 18h
Feminino (7-10 anos) – Segunda e quarta-feira | 18h às 19h
Masculino (11-12 anos) – Segunda e quarta-feira | 19h às 20h
Escola Municipal Michael Pereira de Souza (Rua Danilo José G. Ferreira, 81ª, bairro Praia)
Misto (7-10 anos) – Terça e quinta-feira | 17h às 18h
Feminino (11-14 anos) – Terça e quinta-feira | 18h às 19h
Masculino (11-14 anos) – Terça e quinta-feira | 19h às 20h
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas