Irmão de Lula, dirigente sindical, está ligado a sindicato investigado pela Polícia Federal

 

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é atualmente diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade foi alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal nesta semana, como parte da investigação de um suposto esquema de descontos indevidos nas mensalidades de aposentados e pensionistas.

Frei Chico, de 83 anos, tem longa trajetória no sindicalismo. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a ditadura militar, ele afirmou ter sido preso em 1975 durante a repressão ao partido, enquanto Lula participava de um congresso de trabalhadores no Japão.

Em 1989, durante a primeira campanha de Lula à Presidência, Frei Chico revelou que não votou no irmão no primeiro turno, preferindo apoiar a chapa de Roberto Freire (Cidadania). Apenas no segundo turno declarou voto em Lula, derrotado na ocasião por Fernando Collor de Mello.

Natural de Pernambuco e aposentado, Frei Chico reside atualmente em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Seu apelido foi dado pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, em referência à sua calvície.

Envolvimento na Lava Jato

Frei Chico também foi citado na Operação Lava Jato. Em 2019, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia alegando que ele teria recebido cerca de R$ 1,1 milhão da construtora Odebrecht (atual Novonor) entre 2003 e 2015. Segundo o MPF, os pagamentos, iniciados como serviços regulares, teriam continuado mesmo sem vínculo formal de trabalho.

A denúncia, porém, foi rejeitada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que apontou ausência de provas de que Lula tivesse conhecimento ou envolvimento no caso.

Sindnapi na mira da PF

O Sindnapi é alvo da Operação Sem Custo, que apura fraudes em descontos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Embora faça parte da direção do sindicato, Frei Chico não é investigado diretamente.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Frei Chico afirmou estar tranquilo quanto às investigações. O Sindnapi, em nota oficial, reiterou que "a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária".

Postagem Anterior Próxima Postagem