A Polícia Militar registrou dois furtos de motocicletas na noite dessa quinta-feira, dia 24 de abril, quando foi acionada no centro da cidade e no Bairro Manoel de Paula. As informações foram compartilhadas com as demais viaturas do turno para apoio no rastreamento dos veículos, que ainda não foram localizados.
O acionamento no centro da cidade foi realizado por uma jovem de 23 anos, que relatou ter estacionado sua motocicleta Honda CG 160 FAN, de cor preta e placa TDW-3D97, próximo a uma praça, antes de ir para a academia. Após certo período, ela disse ter sido procurada no estabelecimento por testemunhas que relataram a ação de dois indivíduos que, ocupando uma motocicleta, foram vistos se aproximando do veículo da vítima. O passageiro desembarcou e, de posse de uma chave, conseguiu acionar a motocicleta, fugindo do local acompanhado do comparsa.
O furto aconteceu de forma rápida, não sendo possível para as testemunhas informar com precisão as características dos autores ou da motocicleta que estavam utilizando.
No segundo registro, no Bairro Manoel de Paula, o solicitante, de 37 anos, relatou ter estacionado sua motocicleta Honda XRE 300, de cor vermelha e placa OPS-4009, no referido endereço às 16h00, seguindo para o local de trabalho. Ao retornar, por volta das 21h00, deu por falta do veículo.
O número de roubos ou furtos de motocicletas é expressivo, devido à grande demanda da criminalidade. Essas motocicletas são, na maioria, utilizadas para a prática de assaltos e também podem ser levadas para desmanches, visando à venda de peças.
Os proprietários podem adotar algumas medidas para dificultar a ação dos criminosos, como o uso de correntes, travas e cadeados, bem como de sistemas de rastreamento, que podem até mesmo ajudar em uma abordagem em flagrante do autor do furto/roubo.
Outras medidas que não podem ser negligenciadas são:
➢ Manter atenção redobrada quanto às condições em que estaciona a motocicleta, evitando locais ermos, irregulares e sem iluminação;
➢ Evitar deixar a chave na ignição, ainda que seja por um curto período de tempo;
➢ Evitar estacionar sempre no mesmo local;
➢ Sempre observar o seu entorno, ficando atento à presença de pessoas suspeitas;
➢ Sendo possível, optar por estacionamentos pagos.