No coração do bairro Morro da Mina, em Conselheiro Lafaiete, a Quadra da Escola Nilce Moreira se transforma em palco de sonhos e esperança com o Projeto Craques do Futebol. Muito mais do que ensinar futsal, o projeto tem como missão formar cidadãos, cultivando valores como Deus, família, cidadania e esporte. Voltado para crianças e adolescentes, o Craques do Futebol acredita que a transformação social começa com respeito, disciplina e oportunidades.
Mas o Craques do Futebol não está sozinho nessa missão. Ele caminha ao lado de outros projetos que, com amor e dedicação, fazem a diferença na vida de muitas famílias lafaietenses:
Projeto Rompendo em Fé – Corujinhas
Com 12 anos de atuação, esse projeto é um verdadeiro exemplo de solidariedade e compromisso social. Localizado na Rua Vicente de Paula, nº 89A, no bairro JK, oferece diariamente almoço para pessoas carentes, e desenvolve atividades com crianças e adolescentes no esporte (futsal, com equipes masculina e feminina), além de artesanato e horta comunitária.
Projeto Amizade é Tudo
Com foco na prevenção e combate às drogas, bebidas e outras más influências, este projeto trabalha para resgatar a juventude, oferecendo não apenas treinos de futebol, mas também acompanhamento escolar e familiar. Mensalmente, são cobrados os boletins escolares e o comportamento dos alunos dentro e fora de casa, reforçando o lema: bom de bola, bom na escola.
Projeto Viver+
Com uma escolinha de futsal e vôlei, o Viver+ preza pela igualdade de condições. Promove treinos semanais e realiza ações sociais como Dia das Crianças, Natal e diversas feiras comunitárias. Além disso, atua como ponte entre a comunidade e o poder público, identificando e sugerindo melhorias na infraestrutura urbana e social da região.
Também participaram das atividades de futsal os Projetos Meninos do Santa e Paropas, que, mesmo sem muitos detalhes repassados, somam forças nesse grande movimento de inclusão, esporte e cidadania.
Esses projetos mostram que, com união, carinho e compromisso, é possível mudar histórias e criar novos caminhos para nossas crianças e adolescentes. Porque no jogo da vida, o que realmente importa é jogar com amor, respeito e propósito.